GEOGRAFIA POR EXPERIÊNCIA DE ADULTO NA ÁREA RURAL DE HIDROLÂNDIA

 











Ficha Técnica

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ – CAMPUS BELÉM

 CURSO 

Licenciatura em Geografia

 DISCIPLINA 

Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento

ORIENTAÇÃO 

Helena do Socorro Campos da Rocha

 DISCENTES CRIADORES DA HQ “GEOGRAFIA POR EXPERIÊNCIA DE ADULTO DAÁREA RURAL DEHIDROLÂNDIA”.

Maria Diana Ribeiro de Sousa Roteiro

Hildo da Silva Almeida - Revisão

Anderson dos Santos Gonçalves - Quadrinhos e Direção de Arte 

José Amadeu Marinho - Diagramação e Editoração Eletrônica 

Roberto Nazareno da Silva Franco Junior - Revisão

Bilson Conceição Fernandes - Quadrinhos e Direção de Arte

Francisco Gomes Pereira Júnior - Revisão

SEMESTRE: 2019/2

APLICATIVO UTILIZADO

Comic Strip.

Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.psd2filter.comicstrip



APRESENTAÇÃO


A História em Quadrinhos (HQ) produzida pelos discentes do curso de Geografia, por meio da disciplina na Psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento, orientada pela professora Helena Rocha, é apresentada como produto final da avaliação da disciplina. 

A HQ trata Aprendizagem de Resultados de Malcolm Knowles, tendo como base os pressupostos da Andragogia, arte e ciência de ajudar adultos a aprender. O Principal objetivo desta HQ é evidenciar que segundo Knowles, os adultos precisam ser participantes ativos em sua própria aprendizagem, aliando o conhecimento com suas experiências de vida e que eles aprendam de forma diferente das crianças, e os educadores em seu papel de facilitadores devem utilizar conceitos andragógicos para facilitar a aprendizagem. 

Este instrumento ilustrativo é um excelente recurso que contribuirá para a sociedade atingido exclusivamente esta faixa etária, sendo que ainda possui uma linguagem com fácil entendimento e de simples interpretação. A Finalidade desta HQ é ampliar ao público leitor que através do ensino andragógico os aprendentes adultos que tem a necessidade de ampliar seus conhecimentos para atender suas necessidades, podem melhor expandir esses conhecimentos através das orientações de uma facilitadora, a qual utilizar aulas de geografia abordando temas em que possa ajudar esses aprendentes.

A HQ através dos pressupostos de Knowles mostra que o adulto está em constante aprendizagem e que possuem experiências, pré - conceitos, conhecimentos prévios, motivos e objetivos pessoas que influenciam diretamente no processo de aprendizagem. Portanto, o trabalho apresentado servirá como base para alunos no processo de entendimento de ensino para adultos.






































































































Referências



 Imagens registradas e cedidas pelos alunos componentes da equipe autora da história em quadrinhos, com registros no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campos Belém.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hidrol%C3%A2ndi a_(Goi%C3%A1s) Acesso em 04.03.2020.

Aprendizagem de Resultados. Edição-Revisão

Técnica Conrado Schlochauer. Capitulo IV- Uma Teoria de Aprendizagem de Adultos “A Andragogia”. https://leadereducacional.wordpress.com/2016/0 8/22/andragogia-a-teoria-de-aprendizagem-de- adultos/.


Acesso em 04.03.2020. https://andragogiabrasil.com.br/malcolm- knowles/ Acesso em 13.03.2020.













          
























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA: BARCARENA, FORMAÇÃO TERRITORIAL

A VIDA E MORTE DOS MAMONAS ASSASSINAS

PROCESSOS HISTÓRICOS E GEOGRÁFICOS DA FORMAÇÃO TERRITORIAL DO ESTADO DO PARÁ